top of page

6 Estratégias para Melhorar o Clima da sua Empresa

Atualizado: 6 de jun. de 2022

Manter uma equipe de trabalho motivada e com boas taxas de produtividade, além de proporcionar um ambiente colaborativo e agradável, podem ser grandes desafios caso o Clima Organizacional da sua empresa não esteja sendo bem gerido.

Mas afinal, o que é o Clima Organizacional? Nada mais é do que a atmosfera do seu ambiente de trabalho. Envolve todo o planejamento da gestão de pessoas, comunicações internas e processos de trabalho. Somados aos salários e benefícios proporcionados pela sua empresa, é criada uma percepção do ambiente de trabalho pelos colaboradores, e isso terá um impacto negativo ou positivo na sua rotina de trabalho. O objetivo de toda empresa deve contar com um excelente Clima Organizacional, pois um ambiente de trabalho agradável, com lideranças seguras, boa gestão de processos, além de salários e benefícios que correspondem às atividades exercidas no dia a dia, acabam proporcionando altas taxas de produtividade. Mas e como melhorar o Clima Organizacional na minha empresa? Separamos 6 super dicas para você organizar e gerir o seu negócio proporcionando um ambiente de trabalho com ótimos índices de produtividade: 1- Tenha mais líderes e menos chefes: esqueça o autoritarismo e nunca pense que ser temido é uma qualidade! Busque pela qualificação de líderes empáticos, receptivos e que valorizem o planejamento e discussões em equipe de forma construtiva. Um bom líder motiva e guia sua equipe, aberto a ideias, sugestões e feedbacks sobre os processos internos da empresa. 2- Integrações de novos colaboradores: é super importante contar com um plano de integração para novos membros da sua empresa. Dessa forma, é possível proporcionar uma ambientação completa ao colaborador, apresentando cada aspecto em relação ao trabalho na empresa e seus novos colegas de trabalho. Manter um time unido e parceiro, garante um melhor ambiente para o trabalho diário. Para isso, é essencial se sentir em um ambiente receptivo e amigável desde o início de suas atividades. 3- Horários Flexíveis: Cada vez mais fica comprovado que a qualidade das horas trabalhadas diariamente é mais importante que a quantidade de horas trabalhadas. Além disso, principalmente com os trabalhos em home office após o início da pandemia, percebeu-se que a produtividade à distância pode ser muito bem mantida, desde que seus colaboradores tenham sido bem selecionados e haja processos e metas bem estabelecidos. Nos dias atuais, a busca é cada vez maior pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Pessoas diferentes possuem diferentes prioridades e responsabilidades em sua rotina: filhos, namorados, academia, consultas médicas, etc. Ser flexível em relação à rotina da sua equipe pode ser bastante positivo, desde que uma boa liderança tenha sido empregada em paralelo a processos internos bem definidos.

Essa estratégia se aplica a qualquer negócio? Claro que não, por isso é essencial avaliar a funco a realidade da sua empresa para definir estratégias assertivas. 4- Foco nos benefícios da sua empresa: aqui, temos que ir além dos tradicionais “vales” (vale alimentação/vale transporte/plano de saúde), pois para os colaboradores já acabam sendo identificados com uma parte de seus salários. Encontre benefícios que sejam um diferencial extremamente positivo dentro de sua empresa, como dias com carga horária reduzida ou home office, serviços como massagens e reflexologia, programas que ajudem os colaboradores a alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais, e até mesmo metas em equipe com, por exemplo, ampliação do período de férias durante o final de ano. Dessa forma, os colaboradores conseguem perceber que a empresa está valorizando sua individualidade, e ao mesmo tempo existe uma maior harmonia para o trabalho em equipe. 5- Qualificação e Treinamentos: conhecimento, atualização e aprendizado são chaves para a evolução da sua equipe. Incentive os aprimoramentos coletivos e individuais de seus colaboradores, promova palestras e workshops que desenvolvam novas habilidades ou aprimorem as existentes. Além das referências do seu segmento, busque formações focadas em autoconhecimento, liderança, comunicação e responsabilidade. Todas essas opções promovem um ambiente mais integrado e atualizado, contribuindo para o bom clima da empresa. 6- Sempre mantenha uma análise do seu Clima Organizacional: mesmo com muito esforço para implementar ao máximo todos esses itens que contribuem para um ambiente de trabalho mais agradável, é possível que algumas falhas importantes estejam sendo percebidas por sua equipe durante o processo. Esses fatores podem seguir desmotivando a equipe, contribuindo para a queda de produtividade. Por conta disso, é essencial contar com um caminho para um feedback e monitoramento que seja neutro e ao mesmo tempo ativo. Para os colaboradores e também para as lideranças, é super importante que todos sejam ouvidos. Por isso, muitas vezes as famosas caixinhas de sugestão não são tão efetivas. Elas são mais um recurso, mas é essencial contar com uma busca ativa dos índices de satisfação e necessidades dos colaboradores. Nossa metodologia exclusiva da Dr Cuidado permite a segurança e privacidade dos dados individuais, ao mesmo tempo em que coleta e analisa de forma segura e aprofundada a realidade da empresa, e junto com os gestores cria estratégias específicas, que geram impacto real no clima da empresa. Quer saber mais? Entra em contato com a gente!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page